Quem sou eu

Minha foto
Novais, SP, Brazil
Acredito ser um menino muito determinado e dedicado a conquistar coisas significativas na minha vida. Sei hoje o que eu quero (não sei se para sempre, mas nesse momento) e trabalho duro para conseguir. Quando não dá certo, fico meio chateado, mas o que mais fico querendo mesmo é um feedback. O que posso fazer para melhorar, para não cometer mais erros. Por que errei? Sou verdadeiramente obstinado pela perfeição. Não gosto de errar, me incomoda. Um detalhe torto num slide me incomoda tanto que não consigo mais escrever. Uma palavra mal colocada num texto me faz ficar matutando 10 minutos para consertar com perfeição (acabei de ir ao dicionário para ver se esse consertar era com “s” ou com “c” porque não quero correr o risco de errar aqui). É, bem ou mal, esse sou eu.

sexta-feira, 20 de março de 2009



OUTONO

Magdalena Léa


Cai uma folha morta tristemente,das árvores curvadas para frente.
E uma tristeza, então, me invade,uma saudadedos tempos que se vão e não vêm mais.
Uma lágrima rola...que importa?Cai, assim, como uma folha morta.
AMOR DE OUTONO M.J.Tavares

Sonhou, deixou bailar em sua mente,com mil folguedos, próprios do verão,o apaixonante amor, e amor somente,do qual estava cheio o coração...
Mas todo sonho seu ficou silente,medroso, por sofrer no seu verão,as mágoas que esta vida fez presente,guardando, para o outono, o sonho vão...
Por fim, o amor que tem ela sonhado,trazido de um passado juvenil,derrama aos pés do Príncipe Encantado...
Então o amor aflora senhoril,e o sonho, no recôndito, guardado,desfolha com frescor primaveril...
O outono é a terceira estação do ano e vem em seguida ao verão. Como vivemos num país de clima tropical, as estações não são bem-definidas. Naturalmente, apresentam alguma diferença entre si, mas não tão acentuadamente como nos países de clima temperado.
É o tempo da colheita de muitos produtos agrícolas. Há arvores que perdem suas folhas no outono, principalmente nas regiões frias. E sem folhas, elas atravessam o inverno, voltando a brotar semente na primavera.
Mas por que as árvores perdem suas folhas? A energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar. Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e o fazem retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.
Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.
Portanto, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno.
Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos.
CUIDADOS NO OUTONO

A primeira tarefa, com a chegada do outono, é recuperar os jardins do calor que eles sofreram no verão.
É a época ideal para a realização de uma limpeza geral e para a adubação das plantas. O ideal é começar eliminando ervas daninhas e insetos que possam ter invadido vasos e jardins, além de folhas e galhos secos que podem ser retirados com uma poda de limpeza.
A época é boa também para se fazer uma escarificação do solo dos canteiros, aumentando a oxigenação das raízes. Para isso, evite pás ou enxadas e prefira um escarificador que danifica menos as plantas.
Ao realizar a poda, faça apenas uma limpeza, extraindo folhas amareladas e galhos ressecados. E evite as plantas com floração prevista para o inverno ou para o início da primavera. Isto pode prejudicar o nascimento das flores. Prefira sempre tesouras de ponta fina para cercas vivas e arbustos, e outras mais adequadas para plantas de haste lenhosa.
Para a adubação da terra, prepare o solo revolvendo a superfície da terra e dê sempre preferência a adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, a torta de mamona e a farinha de osso.
Por fim, é importante lembrar que a quantidade de água das regas deve ser diminuída durante o outono, já que, com o fim do calor do verão, a evaporação é menor.

Nenhum comentário: